segunda-feira, 6 de março de 2017

PILATES INFANTIL

SEUS BENEFÍCIOS E VANTAGENS



Diferente de antigamente, hoje as crianças tem um modo de vida acelerado e competitivo, que resulta em estresse, falta de concentração e má postura. 

Antes, as brincadeiras necessitavam de algum esforço físico da criança, como subir em árvores, brincar de econde-esconde, jogar futebol, queimada…

Hoje, a maioria encontra sua diversão dentro de casa ou apartamento, com a postura relaxada em frente a televisão, computador e o vídeogame, acarretando no chamado: mau hábito.

Além do mais, a agenda corrida do colégio, curso de línguas, educação física, quase sempre carregando bastante peso na mochila, acaba por estressar os pequenos e gerar sequelas na sua postura, e em sua saúde.

Mas, para tratar tudo isso, o método pilates pode ser uma poderosa ferramenta de auxílio.

O pilates infantil pode ter seu início a partir dos 4 anos de idade, mas tudo isso também depende muito do interesse e da vontade da criança. Há linhas que trabalham apenas com idades a partir dos 8 anos.

Cuidar da coluna desde quando a criança ainda for pequena, é uma parte muito importante para a boa saúde dos nossos filhos.

As crianças ficam muito tempo sentadas, tanto na escola como em outras atividades (brincando, por exemplo), e geralmente isso é praticado em uma postura desregular, que não são boas para a coluna, e que mais tarde poderão trazer malefícios como a má formação da coluna vertebra, que na infância ainda está em fase de amadurecimento ósseo.

Os benefícios gerados pela prática do pilates são vários, principalmente por trabalhar muito com a consciência corporal, aprendendo a localizar tal parte o corpo e localiza-lo no espaço.

O primeiro benefício que podemos destacar, é a memória postural, ou seja, a criança irá adquirir a consciência de uma boa postura. Afinal, é mais fácil aprender da maneira certa uma vez, do que aprender errado e ter que desaprender para conseguir adquirir a postura correta mais tarde, não é mesmo?

O pilates também trabalha muito bem com a coordenação motora, alongamentos, trabalho com força muscular, desenvolvimento motor, condicionamento físico… Habilidades motoras como um todo.

Outro ponto muito importante que podemos destacar, é o trabalho com a respiração. Todos os movimentos são realizados em cima, e com base no respirar.

Nós, pais, sabemos que é muito comum a falta de concentração de nossos filhos, e que para alguns isso é uma grande dificuldade.

No pilates infantil, os exercícios precisam de um grande esforço de concentração para serem realizados, portanto, são aplicados de maneira mais lúdica, tendo todas aquelas questões do desafio, de um ambiente diferente, trazidas mais para o universo da criança, não proporcionando-as exercícios tão massantes como as vezes é para os adultos.

Em relação a postura, sabemos que ela atrapalha a concentração num todo, é uma total distração. A prática do pilates trás uma visível melhora.

A criança passa a conseguir ficar sentada de uma melhor maneira, e consequentemente prestar mais atenção na aula, não tendo aquela desatenção devido a procura de uma posição confortável para ficar durante o decorrer do assunto.

Na questão do estirão do crescimento, o auxilio que o pilates pode trazer também é muito útil, pois acaba trabalhando com a elasticidade muscular, prevenindo dores.

Um ponto chave ainda não citado, é o treino de mixão (xixi) das crianças.

Quem tem atraso na questão do amadurecimento do esfíncter e realiza os exercícios submetidos, acaba justamente por causa dos princípios do pilates, conseguindo segurar o xixi, tendo a contração do abdômem e toda essa questão da consciência corporal.

Entre outros benefícios que as crianças praticantes do pilates adquirem, estão a melhoria do humor, do sono, da circulação sangüínea e energética, da digestão, do tônus e da flexibilidade.

A criança descarrega as tensões tanto físicas como psicológicas na atividade, sendo capaz de encarar o mundo com mais facilidade, mais energia e, consequentemente, mais felicidade.

FONTE: https://www.psicoinfantil.net/pilates-infantil/
http://pilatesmaisaude.blogspot.com.br/2012/05/pilates-para-criancas-favorece-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário