terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

DOR NAS PERNAS

CONHEÇA AS CAUSAS E COMO TRATAR 


A dor nas pernas pode ter diversas causas, como má circulação, varizes, excesso de esforço físico ou neuropatia, por exemplo, e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma.

Normalmente a dor nas pernas em repouso indica problemas de circulação, como doença vascular periférica, enquanto dor nas pernas ao acordar pode ser sinal de câimbra noturna ou falta de circulação. A dor nas pernas e nas costas pode ser sintoma de problemas na coluna ou compressão dos nervos, já a dor nas pernas e cansaço pode estar relacionada com excesso de atividade física.

Outras causas menos comum de dor nas pernas são câncer nos ossos, lúpus, gota ou doença de Paget. Quando a dor nas pernas está mais relacionada ao cansaço e falta de energia o médico pode suspeitar de fibromialgia, síndrome da fadiga crônica ou dor miofacial, por exemplo.

Dor nas pernas devido ao cansaçoDor nas pernas devido ao cansaço
Dor nas pernas devido a problemas circulatóriosDor nas pernas devido a problemas circulatórios
Dor nas pernas devido ao nervo ciáticoDor nas pernas devido ao nervo ciático

Como identificar e tratar as principais causas de dor nas pernas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

COMO EVITAR LESÕES AO FAZER FAXINA


Manter a casa limpa e em ordem é uma necessidade. Mas, para falar a verdade, cansa e pode, até mesmo, machucar. Ao realizar as tarefas domésticas, a mulher gasta energia articular, que tem a ver com esforço físico, não necessariamente com a perda de calorias, por isso fica exausta. No entanto, se as atividades forem praticadas de forma certa, vai sobrar disposição para sair com as amigas ou curtir a família. A mesma regra se aplica às dores musculares, fazendo corretamente, as donas de casa não se machucam.

Você sente dores e cansaço excessivo após fazer a faxina semanal? É porque provavelmente você está trabalhando com a postura corporal errada. “Uma boa alternativa para evitar dores e o cansaço excessivo é dividir as tarefas. Por exemplo, um dia para cuidar da roupa da casa, outro dia para limpar os quartos e assim por diante”, recomenda a terapeuta ocupacional Ana Lúcia Barbosa Alves.

Não escolha entre limpar a casa ou ir às compras no shopping e livre-se das dores musculares pós-faxina. Anote as dicas e dedique seu tempo ao que você mais gosta.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

sábado, 25 de fevereiro de 2017

AEROPILATES


AEROPILATES: UNIÃO DE TÉCNICAS RELACIONADAS AO YOGA E PILATES




Hoje em dia podemos observar algumas aplicações diferentes para o Pilates. Ele pode ser praticado no solo, utilizando acessórios, em equipamentos projetados exclusivamente para o método e também no tecido.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

E SE A VIDA FICAR DE PONTA CABEÇA? APROVEITA.

SE JOGA NO PILATES


AGENDE SUA AVALIAÇÃO (92) 993175051


ALÍVIO DE DOR

 DRY NEEDLING: AGULHAMENTO À SECO



O Dry Needling (Agulhamento à Seco) do ponto-gatilho é um procedimento amplamente difundido e usado por fisioterapeutas ao redor do mundo como parte da prática clínica ou concomitante a outros métodos terapêuticos. Caracteriza-se como um tratamento específico para a desativação do ponto-gatilho ,em que agulhas de acupuntura são inseridas na pele ou no músculo dos pacientes que apresentam a Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) ou Disfunções Musculoesqueléticas.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

DICAS DE EXERCÍCIOS QUE AJUDAM A FACILITAR O TRABALHO DE PARTO

EXERCÍCIOS PARA FACILITAR O PARTO NORMAL


Existem exercícios para facilitar o parto normal, que trabalham a força física e a flexibilidade necessária para o momento do nascimento. Confira de seguida como fazer esses exercícios

FISIOTERAPIA PREVENTIVA

O que é fisioterapia preventiva? Aplicações!

Atualmente a rotina está cada vez mais corrida e exigindo mais atenção e ações que unidas geram muito estresse. Preocupar-se com alimentação, moradia, transporte, contas e outros fatores acabam fazendo com que a saúde fique um pouco de lado.
Existem diversas campanhas alertando quanto aos perigos envolvendo o estresse. Diversas doenças psíquicas e osteomusculares são comuns em pessoas que sofrem com estresse.
Levando para o ambiente de trabalho, onde há exigência de um ritmo excessivo, posturas inadequadas e movimentos repetitivos, a chance de aumentar a tensão e estresse é altíssima.
Todas as situações citadas anteriormente têm provocado um alto número de pessoas precisando de fisioterapias e outros tratamentos. Neste artigo vamos falar sobre a fisioterapia preventiva, quais são os seus fundamentos e aplicações?
A fisioterapia preventiva tem papel muito importante para a saúde do trabalhador e cada dia mais tem se utilizado a fisioterapia preventiva também como aliada no esporte.

O que é fisioterapia preventiva?

Dentro da ampla área da fisioterapia existem diversas subdivisões, a fisioterapia preventiva é uma delas. Diversos estudos vêm comprovando a eficiência da fisioterapia preventiva na redução do índice de afastamento do trabalho e consequentemente, reduzindo o número de cirurgias.
A fisioterapia preventiva também está sendo muito utilizada entre os atletas para prevenir lesões, mas ela se aplica a todos, desde crianças até os idosos.
Benefícios da fisioterapia preventiva

domingo, 19 de fevereiro de 2017

FISIOTERAPEUTA É DOUTOR?

FISIOTERAPEUTA É DOUTOR SIM!


E AÍ, PRONTOS PARA FICAREM MAIS FLEXÍVEIS?

10 DICAS DE FLEXIBILIDADE QUE VOCÊ PRECISA INSERIR NA SUA ROTINA!


A flexibilidade é uma qualidade física desejada por muitos que pode ser alcançada com a prática de atividade física. Qualidade essa que perdemos ao longo da vida se não desenvolvermos com estímulos frequentes.


Muitos alunos desejam desenvolver a flexibilidade para poder executar da melhor forma possível os exercícios. E apesar de parecer, não é difícil adquirir flexibilidade. Nessa matéria, vamos te mostrar 10 dicas de flexibilidade para você acrescentar na sua vida e transformar o seu corpo.

O Método Pilates é uma ótima modalidade para aqueles que querem aumentar a flexibilidade com o auxílio de uma série de exercícios.

Vale lembrar que a flexibilidade varia de pessoa para pessoa, além de ser influenciada por uma série de fatores como: sexo, atividades diárias, histórico médico, altura, postura, dentre outras coisas mais.

Mas eaí, curioso? Vem conhecer as nossas dicas!

1) Mude a Rotina





Primeiramente nós precisamos achar o que está errado com o seu corpo para então podermos fazer os ajustes, certo?


PRÍNCIPIOS DO MÉTODO PILATES

VOCÊ CONHECE OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO PILATES? 

Nas últimas semanas já mostramos pra vocês todos os benefícios do Pilates, dicas sobre flexibilidade, diferença entre Pilates e Yoga e outras muitas informações sobre esse Método que cresce cada vez mais no Brasil.

Mas hoje vamos explicar a sua essência e mostrar detalhadamente todos os 6 princípios do Método Pilates e a importância de utilizá-los durante os movimentos de todos os exercícios.

Então, preparados para saber mais sobre o Método Pilates?
Contrologia


Quem é Suelen Castro



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA EM: 

REABILITAÇÃO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL, PILATES E AEROPILATES, ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR VERTEBRAL, AVALIAÇÃO POSTURAL POR FOTOGRAMETRIA COMPUTADORIZADA, BANDAGEM FUNCIONAL NAS DISFUNÇÕES ORTOTRAUMÁTICAS, DRY NEEDLING, CROCHETAGEM , FISIOTERAPIA HOME CARE E FISIOTERAPIA AQUATICA


AGENDE SUA CONSULTA! 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e texto






PILATES PARA HOMENS: PORQUE O MÉTODO TAMBÉM É PARA ELES!

Desde que passou a ser praticado por celebridades e, consequentemente, a fazer parte das atividades de muitas academias, o Pilates se tornou uma febre, atingindo em cheio o público feminino. No entanto, essa modalidade também oferece várias vantagens para os rapazes. Tanto que o seu criador, Joseph Pilates, idealizou a prática para mulheres e homens que eram seus pacientes durante a II Guerra Mundial.
Com a intenção de encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente, Pilates desenvolveu a técnica que se tornou um grande sucesso, pois ela realmente tonifica os músculos e desenvolve outras potencialidades do corpo, como o equilíbrio e a coordenação motora. Sendo assim, ao contrário de que muitos pensam, não é uma atividade física feita para mulheres, é para todos.
E que o Pilates, pode proporcionar diversos benefícios, nós já te contamos, mas quais são esses benefícios para os homens? Eles podem aparecer nas mais diversas áreas, tanto para aqueles que querem definição muscular como os que desejam ter uma vida mais saudável, e até para aqueles que tenham dor nas costas.
Nesse texto vamos trazer todos os benefícios que o Pilates para homens oferece. E com isso tentar desmistificar esse preconceito criado em torno do Método.
Se você ainda não se convenceu de que o Pilates para homens tem as suas vantagens, continue lendo o nosso post e se surpreenda. Vamos descobrir porque Pilates é para homens também?  Sim!

Benefícios Pilates para Homens

Pilates-para-Homens-13

Se o Pilates for visto apenas como uma modalidade para fins estéticos, sempre será reconhecido como uma modalidade prioritariamente feminina, mas temos que deixar claro que os benefícios vão muito além da melhora e desenvolvimento estético do nosso corpo.
Os pontos a serem destacados são inúmeros, mas como essa matéria é voltada para a importância do Pilates na vida do homem, vamos listar e entender como atuamos no bem-estar e saúde do público masculino.
De um modo geral, praticar o Método Pilates traz benefícios para o praticante de qualquer idade. Porém, muito além da finalidade estética buscada por alguns, o Pilates proporciona uma melhora em diversos pontos importantes para a saúde e bem-estar do público masculino.
Podemos citar entre eles, a melhora do fortalecimento, alongamento e conhecimento do corpo por exemplo.
Abaixo vamos explicar um pouco de cada um desses benefícios para o corpo do homem, confira!
  • Tonifica e fortalece os músculo
    Pilates-para-Homens-12